Aos 100 anos, a morte de um estadista norte-americanos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Jimmy Carter aos 100 anos

A história dos Estados Unidos nas últimas décadas tem sido complexa. Em 1977, James Earl Carter Jr. assumiu a presidência em um período conturbado. O país enfrentava as consequências da Guerra do Vietnã, a Guerra Fria e movimentos políticos internos fortes.

Carter, nascido na Geórgia, sempre manteve sua simplicidade, desde a infância em uma fazenda até sua carreira política. Antes de se tornar presidente, ele serviu na Marinha dos EUA e foi governador de seu estado. Durante seu mandato, focou em expandir direitos para mulheres e minorias, além de promover a preservação ambiental.

No cenário internacional, Carter é lembrado, principalmente, pelo Acordo de Camp David em 1978, que mediou a paz entre Egito e Israel. Contudo, seu governo também enfrentou a Revolução Iraniana, com a tomada de reféns na embaixada americana em Teerã.

Mesmo sendo um presidente de apenas um mandato, Carter continuou seu trabalho após deixar a Casa Branca. Fundou o Carter Center em 1982, focado em questões democráticas, de saúde pública e combate às doenças. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2002 e continuou ativo como voluntário no programa Habitat for Humanity.

Aos 100 anos, Jimmy Carter se tornou o ex-presidente mais longevo da história dos EUA. Sua contribuição para a política e a sociedade será lembrada como parte fundamental das transformações do país e do mundo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Venezuela recruta mais 5.600 soldados diante das ‘ameaças’ dos EUA

Neste sábado, 6 de dezembro de 2025, as Forças Armadas da Venezuela incorporaram 5.600 soldados às suas fileiras, em meio às manobras dos...

Trump quer reajustar presença global dos EUA e aumentar predomínio na América Latina

Nova estratégia da administração do presidente Donald Trump traça um reajuste da presença global dos EUA, com foco maior na América Latina e...

Catar defende que cessar-fogo em Gaza é incompleto sem ‘retirada total’ de Israel

Mediadores regionais Catar, Estados Unidos e Egito contribuíram para viabilizar a trégua na Faixa de Gaza, que entrou em vigor em 10 de...