Abby e Brittany Hensel, gêmeas siamesas americanas de 34 anos, famosas por estrelar um reality show, compartilharam um vídeo intrigante no Tik Tok sugerindo que estão grávidas. As irmãs são unidas pelo corpo, compartilhando cabeças, estômagos, pulmões e corações, mas têm órgãos separados, exceto por algumas partes.
Apesar de cada uma ter a sensibilidade e controle de apenas metade do corpo, elas funcionam em total harmonia. Em 2021, Abby se casou com Josh Bowling. Caso a gestação se confirme, as gêmeas serão o primeiro caso na literatura médica de gêmeos dicéfalos, ainda unidos, a engravidar.
O principal desafio não é fisiológico. No passado, era raro gêmeos siameses sobreviverem tanto tempo com saúde, devido a poucos registros históricos. Compartilhando o mesmo sistema reprodutivo, a gestação ocorre normalmente. Em entrevistas na adolescência, Abby e Brittany manifestaram o desejo de serem mães e se mostraram confiantes nesse papel.
Gêmeos siameses são aqueles em que o embrião não se separa completamente durante o desenvolvimento, sendo mais comum unidos pelo tórax ou abdômen. A ocorrência é rara, afetando cerca de um em cada 200 mil nascimentos, dos quais apenas 1% sobrevive ao primeiro ano de vida.
Nem todos os casos podem ser separados cirurgicamente, dependendo dos órgãos compartilhados. Em aproximadamente 75% dos casos, ao menos um dos gêmeos sobrevive à separação. A história das gêmeas Abby e Brittany Hensel despertou interesse e curiosidade em todo o mundo para entender melhor a condição das gêmeas siamesas.

Facebook Comments