Um motorista avançou em alta velocidade contra um mercado de Natal na cidade alemã de Magdeburgo, matando pelo menos duas pessoas e deixando dezenas feridas na noite de sexta-feira (20/12). O caso está sendo tratado pelas autoridades como suspeita de atentado. O suspeito, um cidadão da Arábia Saudita de 50 anos, foi preso.
O mercado de Natal foi fechado e socorristas e policiais se dirigiram ao local. O suspeito teria acelerado em direção à multidão em uma via cercada por estandes natalinos. Ele avançou por pelo menos 400 metros antes de fazer uma curva, enquanto as pessoas fugiam.
O governador da Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff, afirmou que o suspeito vive na Alemanha desde 2006, tem especialização em psiquiatria e reside em Bernburg, a menos de 50 quilômetros de Magdeburgo.
Mensagens postadas pelo suspeito sugerem um perfil crítico ao Islã. Ele teria acusado a Alemanha de promover uma “operação secreta” contra ex-muçulmanos sauditas e conceder asilo a jihadistas sírios. O suspeito mantinha uma página na internet com informações sobre o sistema de asilo alemão.
Em novembro, ele postou nas redes sociais que a Alemanha deveria proteger suas fronteiras contra a imigração ilegal e acusou Angela Merkel de perseguir um plano para “islamizar a Europa”. A Alemanha vem adotando uma política migratória mais restritiva, especialmente em relação aos refugiados.
Outro vídeo publicado pelo suspeito continha mensagens desconexas, sugerindo paranoia. O chanceler federal alemão, Olaf Scholz, se pronunciou sobre o incidente.
Comentários Facebook