Azerbaijão afirma que Rússia prometeu punir os responsáveis pelo acidente com avião da Embraer que caiu no Cazaquistão

Publicado:

O Azerbaijão informou nesta segunda-feira (30) que a Rússia se comprometeu a identificar e punir os responsáveis pela queda do avião da Azerbaijan Airlines, que caiu no Cazaquistão em 25 de dezembro. Segundo o procurador-geral do Azerbaijão, Kamran Aliev, o chefe do comitê de investigação russo, Alexander Bastrikin, afirmou que medidas estão sendo tomadas para responsabilizar criminalmente os culpados.

A Rússia prometeu realizar uma investigação minuciosa sobre o incidente, além das investigações em andamento no Cazaquistão, onde o avião caiu. Moscou não assumiu a responsabilidade pelo acidente que resultou na morte de 38 pessoas, apesar dos apelos das autoridades azerbaijanas.

De acordo com a Procuradoria, a Rússia prestou apoio aos investigadores enviados para Grozny, na Chechênia, de onde o avião tentou pousar duas vezes antes de cair em Aktau, do outro lado do mar Cáspio. As investigações também contam com a participação de profissionais e especialistas do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Brasil, país de origem da fabricante do avião, a Embraer.

O Ministério dos Transportes do Cazaquistão anunciou que a comissão encarregada de investigar o acidente partiu para o Brasil com as caixas-pretas, que serão examinadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, afirmou que o avião foi alvo de disparos sobre território russo e pediu desculpas públicas e compensações. Já o presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas a Aliev, alegando que os disparos antiaéreos foram realizados em resposta a um ataque de drones ucranianos, sem admitir que atingiram o avião azerbaijano.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investigação aponta falha em helicóptero militar envolvido em colisão com avião nos EUA

A recente investigação sobre a trágica colisão entre um helicóptero militar e um avião comercial nos Estados Unidos, que resultou na morte de...

Ataques noturnos ucranianos com dezenas de drones deixam três mortos na Rússia

Na calada da noite, um novo capítulo trágico da guerra entre Rússia e Ucrânia se desenrolou. No último sábado (2), ataques ucranianos com...

Refém israelense aparece cavando a própria cova em vídeo divulgado pelo Hamas

No último sábado, o Hamas divulgou um vídeo angustiante de Evyatar David, um jovem israelense de 22 anos, que aparece cavando o que...