Os atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Feira de Santana tiveram um aumento de 15% este ano em comparação com o ano passado. A coordenadora do serviço, Regicélia Silva de Jesus, mencionou que a demanda está em crescimento, o que levou à necessidade de reforçar a equipe nas cinco unidades que compõem a rede.
Até outubro deste ano, os Caps de Feira de Santana realizaram quase 46 mil atendimentos nos últimos três anos, ultrapassando o número registrado em 2023. O município conta com um Caps 24 horas, um Caps dedicado a usuários de álcool e outras drogas (Caps AD), um Caps Infantil para atender crianças e adolescentes, e o Ambulatório Municipal de Saúde Mental, inaugurado em 2022.
A coordenadora também apontou que o isolamento social durante a pandemia de Covid-19 contribuiu para o aumento de casos de ansiedade e depressão, conforme relatado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os atendimentos infantis também têm crescido, especialmente devido ao uso excessivo de telas.
“O uso de telas pode acentuar alguns sinais e sintomas de transtornos mentais, principalmente em crianças onde é proibido o uso. Infelizmente, isso depende da educação dos pais. Eles precisam passar mais tempo com seus filhos para limitar o uso de telas, seja de celular ou televisão, em crianças menores de quatro anos”, afirmou a coordenadora.
Em Feira de Santana, há aproximadamente sete mil pacientes ativos e foram realizados 490 novos acolhimentos em 2024.
Comentários Facebook