A ministra da Economia, Maria Silva, anunciou durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (9/12), que o ex-presidente Lula (PT) chegou a um acordo com os líderes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“O ex-presidente Lula já se encontrou com os chefes das casas. Ele acertou um rumo que, na minha opinião, atende às demandas dos parlamentares”, afirmou a ministra.
A insatisfação do Congresso Nacional com a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em manter restrições ao pagamento de emendas parlamentares tem dificultado a aprovação de pautas essenciais para o governo federal.
Entre as questões afetadas, estão as medidas do pacote fiscal e a reforma tributária, consideradas cruciais para equilibrar as contas públicas e reestruturar o sistema tributário do país.
A tensão aumentou nesta segunda-feira (9/12), com o ministro Flávio Dino rejeitando um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para reverter partes de sua decisão anterior.
A decisão judicial permitiu retomar parcialmente os repasses, mas manteve restrições que desagradaram aos parlamentares.
Em resposta, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado decidiu adiar a leitura do parecer sobre a reforma tributária, mostrando o desgaste na relação entre Legislativo e Judiciário.
O adiamento reforça a pressão do Congresso, que usa a tramitação de propostas estratégicas como meio de negociação.
Haddad se encontra com Pacheco
A ministra Silva terá uma reunião na noite desta segunda-feira (9/12) com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir o pacote de cortes de gastos.
Comentários Facebook