Dino libera parte das emendas de comissão, mas cobra transparência e ajustes para 2025

Publicado:

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou parte das emendas de comissão que ele havia bloqueado. Os valores foram desbloqueados para garantir o planejamento financeiro de Estados e municípios que aguardam essas verbas. A liberação foi feita para recursos que já estavam empenhados antes da decisão que suspendeu os repasses.

Dino permitiu a execução das emendas de comissão até dezembro de 2024, mas apontou a necessidade de ajustes para 2025 devido a problemas na indicação dessas emendas. O ministro destacou a irregularidade do atual modelo em que os líderes partidários assumem a autoria dos pedidos de destinação de verbas, ocultando os parlamentares envolvidos atrás das indicações.

A Câmara dos Deputados defendeu que cumpriu as normas na indicação das emendas, afirmando que os líderes partidários apenas confirmaram as indicações feitas pelas comissões. Dino, por sua vez, ressaltou a importância da transparência e da rastreabilidade na destinação dos recursos, criticando o sistema atual de “apadrinhamento” das emendas.

Além disso, o ministro autorizou a movimentação de recursos destinados à saúde, permitindo temporariamente repasses via fundos de saúde devido a atrasos na abertura de contas bancárias específicas. No entanto, estabeleceu o prazo limite de 10 de janeiro para essa modalidade de transferência.

Dino também determinou que emendas impositivas para a saúde possam ser empenhadas até dezembro de 2024, mesmo sem as contas específicas abertas. Desde 2021, o STF vem lidando com questões relacionadas ao orçamento público e à destinação de emendas, buscando garantir maior transparência e controle público sobre tais recursos.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem Bolsonaro, bolsonaristas apostam em “pulverização” em novos atos

Em meio a medidas cautelares que restringem a presença de Jair Bolsonaro, os apoiadores do ex-presidente se preparam para novas manifestações no próximo...

Mulher usava foto de delegado para aplicar golpe do falso Pix na Bahia

Em um episódio que evidencia a ousadia do crime no Brasil, uma mulher de 29 anos foi detida em Santo Antônio de Jesus,...

Mauro Cid pede perdão judicial ao STF ou pena menor que dois anos

Em um desdobramento dramático da investigação sobre uma suposta tentativa de golpe, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, apresentou ao Supremo...