As exportações da Bahia apresentaram queda de 16,2% em novembro de 2024, atingindo 861,6 milhões de dólares. Esse é o terceiro mês consecutivo de retração, influenciado principalmente pela diminuição nos embarques de derivados de petróleo, papel e celulose, algodão e petroquímicos.
No mercado internacional, a China, principal destino das exportações baianas, reduziu suas compras em 7%, resultando em uma diminuição de 17,4% no valor exportado. A soja e seus derivados permanecem como os produtos mais comercializados, mesmo com uma queda de 13% nas vendas.
Em contrapartida, as importações na Bahia continuam em ascensão, com um aumento de 35,2% em novembro, totalizando 789,2 milhões de dólares. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelo aumento no volume de produtos importados, mesmo com a queda nos preços médios.
Desde o segundo trimestre de 2024, as importações vêm aumentando consistentemente, acumulando um crescimento de 37,6% no volume importado até novembro. Cabe ressaltar que as importações totais da Bahia atingiram 10,08 bilhões de dólares até novembro, representando um aumento de 25,2% em relação ao ano anterior.
Comentários Facebook