Filho de mulher que morreu em calçada de hospital será indenizado

Publicado:

Mulher na calçada de um hospital

Filho de mulher que morreu na calçada de hospital será indenizado

O filho de uma mulher que faleceu na calçada do Hospital Municipal de Urgências (HMU), em Guarulhos, na Grande São Paulo, será indenizado em R$150 mil pelo município e pelo hospital, conforme decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública da cidade.

O município recorreu, mas a decisão foi parcialmente mantida pela 8ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), com possibilidade de recurso.

O homem alega omissão de socorro, embora a condenação tenha sido por negligência no atendimento. Segundo relatos, a mulher deu entrada no hospital com pressão alta e taquicardia em junho de 2020. Após supostamente ter alta no dia seguinte, o filho voltou para casa.

No dia seguinte, ao ligar questionando sobre a mãe, foi informado para aguardar o médico. Recebeu então um vídeo via WhatsApp mostrando uma mulher parecida com sua mãe desacordada na calçada. Ao chegar ao hospital, foi negado que fosse ela, porém posteriormente confirmou-se que era e que havia falecido.

Testemunhas relataram que a mulher deixou o hospital com acesso venoso e identificação, desmaiou ao atravessar a rua e veio a falecer. Funcionários teriam se recusado a atendê-la, mesmo com a identificação do hospital.

A prefeitura alegou que a paciente teve alta às 2h44, com chamado ao SAMU feito às 10h59 e atendimento às 11h23. Também citou uso de tabaco, drogas e álcool pela paciente.

Uma testemunha que gravou o vídeo afirmou que a mulher foi ignorada por profissionais de saúde. A decisão da Justiça confirmou que houve negligência e omissões, causando danos morais ao filho da vítima.

O Metrópoles procurou a Prefeitura de Guarulhos para comentar o caso, mas não obteve resposta até o momento.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro responderá intimação de Moraes sobre entrevista dada na Câmara

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está se preparando para responder à intimação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira...

Bernard se manifesta após suposta notificação ao Atlético-MG: leia

Na terça-feira, um turbilhão de informações tomou conta da Cidade do Galo, onde Bernard, atacante do Atlético-MG, se viu no centro de rumores...

Indiciado por associação ao tráfico, Oruam se entrega a polícia no RJ

Na tarde de terça-feira (22), o rapper carioca Mauro Nepomuceno, conhecido como Oruam, decidiu se entregar à polícia no Rio de Janeiro, após...