Fux é o 8° voto contra pedido para tirar Moraes da investigação sobre a tentativa de golpe

Publicado:

Luiz Fux foi o oitavo ministro a votar contra o pedido de Jair Bolsonaro para remover Alexandre de Moraes da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. Com essa votação, o STF decidiu pela permanência de Moraes no caso.

O julgamento aconteceu no plenário virtual, iniciando na última sexta-feira e encerrando na próxima sexta-feira. No primeiro dia, sete votos foram dados a favor da manutenção de Moraes, sendo que seis deles foram emitidos em apenas 4 horas após o início da sessão.

Agora, resta aguardar os posicionamentos de Kassio Nunes Marques e André Mendonça, que ainda não se pronunciaram. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, relator do caso, votou contra o pedido de Bolsonaro e foi acompanhado por outros ministros, incluindo Luiz Fux.

Barroso já havia rejeitado o pedido em fevereiro deste ano, argumentando que as alegações da defesa de Bolsonaro não são suficientes para questionar a imparcialidade do juiz. Internamente, acredita-se que Moraes conta com o apoio de seus colegas para conduzir os processos sob sua relatoria.

Apesar da delicadeza do tema, a decisão de manter Moraes no caso é vista como uma defesa da instituição do STF como um todo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STJ recebe pedido dos EUA para intimar Moraes em ação da Rumble

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu, nesta sexta-feira (15/8), um ofício da Justiça Federal da Flórida, solicitando que o ministro Alexandre de...

Assessor de senador tentou vender cocaína para policial disfarçado

Rondinelle Silva de Oliveira, de 34 anos, foi detido na tentativa de vender cocaína a um policial civil disfarçado no Setor Hoteleiro Norte....

Noite de Chumbo: autor lança 3º livro da coleção Mulheres de Granito

Na cidade que respira história, Brasília, o autor brasiliense Marcos Vinhal Campos traz à vida sua mais nova obra, Noite de Chumbo, que...