Durante a temporada de feriados de 2024 nos Estados Unidos, os gastos dos consumidores aumentaram 3,8% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Mastercard. O período analisado foi de 1º de novembro a 24 de dezembro, superando a expectativa de crescimento de 3,2%. As categorias que se destacaram foram vestuário (crescimento de 3,6%), eletrônicos (3,7%) e joias (4%). A economista-chefe do Mastercard Economics Institute, Michelle Meyer, destacou a força do consumidor, impulsionada por um mercado de trabalho robusto e aumento da riqueza das famílias.
Entre 2019 e 2022, a riqueza das famílias americanas cresceu 37%, mantendo uma taxa de desemprego em torno de 4%. As famílias de renda mais alta, responsáveis pela maior parte dos gastos discricionários, se beneficiaram com a valorização dos mercados de ações e imobiliário, contribuindo para o aumento dos gastos.
Apesar da disposição dos consumidores em gastar, houve preocupações com o orçamento, levando a um crescimento significativo do comércio eletrônico. As vendas online no varejo aumentaram 6,7%, enquanto as vendas em lojas físicas tiveram um crescimento mais modesto de 2,9%. Durante a Black Friday, as vendas online atingiram US$ 41,1 bilhões, um aumento de 8,2% em relação ao ano anterior.
Comentários Facebook