Governo australiano investiga sumiço de centenas de amostras de vírus mortais
O governo australiano solicitou uma investigação do departamento de saúde pública para apurar o desaparecimento de 323 frascos contendo vários vírus infecciosos, incluindo os vírus Hendra, Lyssavirus e Hantavirus, de um laboratório em Queensland. O caso foi classificado como uma “grave violação histórica dos protocolos de biossegurança”.
O Laboratório de Virologia em Saúde Pública de Queensland, de onde as amostras sumiram, é responsável por serviços de diagnóstico, vigilância e pesquisa de vírus e patógenos transmitidos por mosquitos e carrapatos. As autoridades ainda não sabem se as amostras foram roubadas ou destruídas, mas afirmam que não há evidências de risco para a comunidade.
O ministro Timothy Nicholls declarou que, devido à gravidade da situação, o Queensland Health deve investigar o incidente e implementar medidas para evitar futuras ocorrências.
O vírus Hendra é uma zoonose presente apenas na Austrália, o Hantavirus pode causar doenças graves e o Lyssavirus faz parte de um grupo de vírus que podem provocar raiva. O diretor de Saúde Pública, Dr. John Gerrard, ressaltou que amostras de vírus se tornam não infecciosas rapidamente fora de um congelador e que é altamente improvável que tenham sido descartadas de forma inadequada.
Comentários Facebook