O Governo de São Paulo montou um gabinete de crise presencial para monitorar as chuvas no estado, devido à chegada de uma frente fria. Os acumulados de precipitação podem variar nas próximas horas nas regiões do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Região de Campinas, Sorocaba e Bauru. O gabinete funcionará até sexta-feira.
A Defesa Civil está monitorando as cidades com maiores acumulados de chuva desde terça-feira. Nas últimas 24 horas, choveu 121 milímetros em Bauru, seguido de 80 milímetros em Pedreira e 71 milímetros em São Paulo, região da Mooca, zona leste. Na quarta-feira à noite, um alerta de risco de enxurradas e inundações foi enviado aos moradores de Campinas pela primeira vez. A mensagem alertava sobre a possibilidade de chuva forte na região.
O gabinete de crise, que já estava em funcionamento de forma remota desde terça-feira, reuniu representantes de serviços essenciais, empresas de energia elétrica e abastecimento de água no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira.
A Defesa Civil emitiu recomendações para a população, tais como evitar lugares abertos, objetos altos e isolados, banhos durante tempestades, desafiar a força das águas, entre outras orientações. Para receber alertas da Defesa Civil, é possível enviar um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhar as redes sociais @defesacivilsp.
Comentários Facebook