O serviço prestado pelos hospitais filantrópicos na Bahia representa 15% de todos os empregos formais na área de saúde do estado. Mais de 174 mil pessoas foram empregadas, sendo 70% mulheres. Além disso, esses hospitais são responsáveis por 58,14% das internações oncológicas no estado, além de realizarem a maioria dos partos normais, cesarianas e cirurgias gerais. Eles também representam uma parte significativa dos leitos SUS e de UTI.
Os hospitais filantrópicos movimentam cerca de R$ 70 milhões por mês, conforme a FESFBA. Porém, a presidente da entidade, Dora Nunes, ressalta que nem todo o valor faturado é necessariamente recebido, devido a metas de qualidade e quantidade nos contratos que podem resultar em descontos.
Os hospitais filantrópicos foram responsáveis por mais de 55 milhões de atendimentos ambulatoriais entre 2020 e outubro de 2024, além de mais de 1 milhão de atendimentos hospitalares nesse mesmo período, recebendo quase R$ 1,5 bilhão para custear esses serviços.
Eles também se destacam na cobertura de alta complexidade no SUS, representando 48,55% dessa cobertura na Bahia. Além disso, respondem por uma parcela significativa dos internamentos, serviços de saúde e procedimentos ambulatoriais no estado.
Atualmente, a Bahia conta com 89 hospitais filantrópicos, porém mais de 10 unidades fecharam devido a dificuldades financeiras e subfinanciamento, de acordo com Dora Nunes.
Comentários Facebook