O Irã irá iniciar o processo de enriquecimento de urânio com milhares de centrífugas avançadas em suas principais instalações nucleares em Fordo e Natanz, conforme relatado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Esta ação aumenta as tensões em relação ao programa nuclear de Teerã. A AIEA declarou que o Irã estava enriquecendo urânio com novas centrífugas, buscando uma pureza de 5%, bem abaixo dos atuais 60%. Isso pode indicar uma disposição para negociações com o Ocidente e o presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
A postura de Trump em relação ao Irã ao assumir o cargo ainda não está clara, principalmente devido às ameaças contínuas do Irã de atacar Israel durante o conflito com o Hamas em Gaza e após o início de um esforço por um cessar-fogo no Líbano. Em 2018, Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear, desencadeando uma série de conflitos no Oriente Médio.
A missão do Irã nas Nações Unidas não comentou o relatório da AIEA. Teerã havia ameaçado avançar rapidamente em seu programa nuclear após o Conselho de Governadores da AIEA condenar o país por falta de cooperação.
Comentários Facebook