Janones usa OAB suspensa em pedido de extinção do PL encaminhado à PGR

Publicado:

No ofício enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo deputado federal André Janones (Avante-MG), solicitando a extinção do Projeto de Lei (PL), um detalhe chamou a atenção. O parlamentar, que é advogado, utilizou seu registro suspenso na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no documento.

Ao assinar o documento, Janones se identificou como deputado federal, entretanto, fez uso do seu registro da OAB, que se encontra suspenso no Cadastro Nacional dos Advogados. A informação foi divulgada pelo Poder360 e confirmada pelo jornal O Globo.

Nessa terça-feira (3), em sua conta no antigo Twitter (X), André Janones comentou sobre o pedido de extinção, afirmando que “não há neutralidade possível diante de um inimigo tão declarado da democracia”. Ele argumentou que pedir a extinção do PL seria “uma trincheira na luta contra o fascismo que ainda ronda o Brasil”. O deputado também frisou que “defender a democracia não é uma opção”, mas não se pronunciou sobre o uso do registro suspenso da OAB.

A solicitação foi protocolada no mês passado e destaca “sucessivos ataques e ameaças originados e fomentados por figuras de lideranças e membros” do partido. Além disso, a petição menciona o recente atentado a bomba em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a postura de membros do PL em relação ao 8 de janeiro, como as investigações contra o presidente da legenda, Valdemar da Costa Neto, e o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ).

Janones menciona no documento que o PL tem respaldado discursos que incitam à violência e desrespeitam o processo democrático, como questionamentos constantes sobre a legitimidade das urnas eletrônicas. Ele solicitou ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, a análise da viabilidade jurídica e dos elementos apresentados para fundamentar uma ação de extinção do PL.

Caso o pedido não seja atendido, Janones requer um “controle rigoroso” sobre as manifestações públicas dos filiados ao partido e a implementação de mecanismos formais para promover os valores democráticos entre os membros da sigla. A PGR confirmou que o documento foi encaminhado ao Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, responsável por oferecer denúncias contra os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação Força Total avança no combate ao crime e fortalece segurança em comunidades da Bahia

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) acaba de concluir mais uma poderosa edição da Operação Força Total, que se destacou por suas ações...

Governo dos EUA manda suspender vistos de Moraes, familiares e aliados do STF

Em uma ação ousada, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou a suspensão dos vistos do ministro do Supremo Tribunal...

STF se reúne e analisa decisão de Moraes sobre Bolsonaro

No coração da mais alta corte do Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) chamou a atenção para um momento crucial. Nesta sexta-feira (18),...