A Marinha do Brasil causou polêmica nas redes sociais após a divulgação de um vídeo que aborda a questão dos privilégios dos militares. O vídeo foi publicado no domingo (1º/12), logo após o anúncio de um pacote de cortes de gastos que afetará as Forças Armadas.
No vídeo, feito em comemoração ao Dia do Marinheiro, são mostradas cenas de lazer de civis em contraste com militares em situações de trabalho árduo. Uma militar questiona no final do vídeo: “Privilégios? Vem para a Marinha”. A repercussão do vídeo foi negativa nas redes sociais, com críticas à abordagem feita.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com os comandantes das Forças Armadas e o ministro da Defesa no sábado (30/11), em uma reunião de última hora.
Uma investigação da Polícia Federal apontou que apenas o comando da Marinha teria se envolvido em uma suposta trama golpista, enquanto Exército e Aeronáutica negaram participação.
O governo federal anunciou um pacote de cortes de gastos, que inclui a extinção da transferência de pensão militar e mudanças no sistema previdenciário dos militares, com o objetivo de economizar R$ 327 bilhões em cinco anos, sendo R$ 2 bilhões provenientes das medidas direcionadas aos militares.
Comentários Facebook