No último dia 06, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado dos líderes do Mercosul, anunciou a conclusão das negociações para um acordo comercial com a União Europeia, após mais de 20 anos de debates. Este acordo visa criar uma das maiores zonas de livre comércio do mundo, englobando cerca de 720 milhões de pessoas e representando 20% da economia global.
O anúncio foi feito antes da 65ª Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, realizada em Montevidéu, no Uruguai. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, destacou que o acordo é uma vitória para a Europa e reflete os valores e compromissos em relação à ação climática. O tratado prevê a eliminação de tarifas para 91% dos produtos que o Mercosul exporta para a União Europeia, enquanto 95% das exportações europeias para o bloco também terão tarifas zeradas, num processo que pode levar entre 10 e 15 anos.
As expectativas em torno dessa parceria são positivas, com previsões de crescimento econômico e aumento de investimentos. Calcula-se que o impacto no PIB brasileiro seja de até 0,46% até 2040, o que representa um acréscimo de cerca de US$ 9,3 bilhões na economia do país.
Comentários Facebook