Equipes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) realizaram uma operação nesta segunda-feira (9) no Conjunto Penal de Paulo Afonso (CPPA). Durante a ação, foram encontrados celulares, acessórios e drogas nas celas, como parte da Operação Aláfia, iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) para combater o crime organizado e a violência em várias regiões do país.
Foram apreendidos 22 smartphones, três carregadores portáteis e vários carregadores convencionais, o que interrompeu a comunicação dos detentos com atividades criminosas fora do CPPA. Além disso, porções de maconha foram encontradas nas celas de internos que exerciam papéis de liderança.
Os detentos foram revistados e as celas foram minuciosamente vistoriadas, respeitando a dignidade humana e garantindo a segurança durante a operação. A Seap está investigando como os materiais ilícitos entraram na unidade prisional.
A Operação Aláfia teve início em 2 de novembro no Conjunto Penal de Jequié e está sendo coordenada na Bahia pela Seap, através da Superintendência de Gestão Prisional (SGP) e da Diretoria de Segurança Prisional (DSP). As atividades contam com equipes especializadas, como o Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), a Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e a Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP), além de policiais penais ordinários.
Comentários Facebook