A Operação Rumo e a Operação Prumo, realizadas pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) nesta quinta-feira (5), investigam fraudes em licitações e favorecimento de empresa nos municípios de Euclides da Cunha e Umburanas, na Bahia.
De acordo com as investigações, a ação visa apreender cerca de R$ 9 milhões obtidos pela organização criminosa por meio de desvios em contratos de transporte escolar e locação de veículos.
Os desvios de recursos públicos eram utilizados para pagamento de propinas a agentes municipais, incluindo os prefeitos das cidades envolvidas. Para dificultar a rastreabilidade dos beneficiários finais e dissimular as fraudes, a organização criminosa utilizava estratégias como depósitos em contas de terceiros.
Além disso, as investigações revelaram conluios entre representantes de empresas e agentes públicos para manipular processos licitatórios, direcionando-os a uma empresa ligada à organização criminosa.
As práticas ilícitas identificadas incluem simulação de cotação de preços para inflar valores de referência, inclusão de cláusulas restritivas à competitividade, contratação de empresas sem capacidade técnica e ajustes nos editais para favorecer a empresa vencedora.
As operações envolvem o cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão em diversos municípios da Bahia e de Pernambuco, com a participação de 11 servidores da CGU e aproximadamente 65 policiais federais.
Comentários Facebook