Parceria entre Fieb e Sebrae libera mais de R$ 37 milhões em crédito para empresas baianas
Mais de R$ 37 milhões em crédito foram liberados para micro e pequenas empresas na Bahia, graças à parceria entre o Núcleo de Serviços Fieb e o Sebrae. Ao longo do ano de 2024, 250 operações de crédito foram viabilizadas em 117 municípios do estado, sendo que mais de 90% das empresas beneficiadas eram de pequeno porte.
O balanço anual do projeto, apresentado pela Coordenação de Pequena e Média Indústria da Fieb, revelou que o Núcleo de Serviços Fieb – Sebrae – Sindicatos, presente em 10 municípios baianos, oferece suporte não apenas para acesso a crédito, mas também em áreas como meio ambiente, responsabilidade social, internacionalização e associativismo.
No campo do meio ambiente, o Núcleo prestou 315 atendimentos a empresas, realizou cursos sobre ESG e Licenciamento Ambiental, envolvendo cerca de 200 empresas em mais de 50 municípios. Já na área de internacionalização, foram realizados 60 atendimentos, capacitadas 36 empresas e promovidas 10 mentorias do Projeto Origem Bahia, além de workshops online.
O vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb), Hilton Lima, destacou a importância da capilaridade do Núcleo para aproximar as indústrias das instituições de apoio. Antônio Carlos Borges, do Sebrae, ressaltou a relevância da iniciativa para o fomento das pequenas empresas baianas. Enquanto o presidente do Conselho de Pequenas e Médias Empresas Industriais da Fieb (Compemi), Raul Menezes, enfatizou a contribuição do projeto para o desenvolvimento das empresas de menor porte e a interiorização dos serviços do Sistema Fieb.
Comentários Facebook