Uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região resultou no lançamento de uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) pela Justiça Federal no DF. O projeto, que teve duração de dezembro de 2021 a setembro de 2022, visa fortalecer o uso da IA no Judiciário para melhorar processos e decisões judiciais.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, a IA tem sido fundamental para aprimorar a Justiça, agilizar processos e trazer benefícios para a população. A plataforma desenvolvida tem como objetivo principal otimizar a triagem de processos e auxiliar na elaboração de minutas, proporcionando aos juízes uma base sólida para suas decisões.
Além disso, o projeto busca impulsionar a inovação tecnológica no Distrito Federal, promovendo pesquisas, capacitações e empreendedorismo. A parceria para o desenvolvimento da plataforma envolveu a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a empresa Biotecnologia e Tecnologia da Informação e Comunicação (Biotic S.A.).
Para o juiz federal Itagiba Catta Preta, a plataforma representa maior eficiência e rapidez na prestação jurisdicional, refletindo em qualidade de vida para os profissionais do direito e um melhor serviço para a sociedade. Com a aplicação da IA, espera-se que haja avanços significativos no Judiciário do DF.
A iniciativa é vista como um dos projetos mais inovadores dos últimos tempos na área jurídica e promete trazer benefícios tanto em termos de agilidade nos processos quanto na qualidade das decisões. A expectativa é que a utilização da IA se torne cada vez mais comum no campo judiciário, contribuindo para uma Justiça mais eficiente e acessível.
Comentários Facebook