Premiê da Síria concorda em entregar o poder a grupo rebelde que derrubou regime de Bashar al-Assad

Publicado:

O ex-primeiro-ministro da Síria Mohammed Ghazi al-Jalali concordou em transferir o poder para o “governo de salvação”, liderado pelo grupo rebelde Hayat Tahrir al-Sham, que derrubou o regime de Bashar al-Assad. A informação foi divulgada pela agência Reuters, citando a emissora Al Arabiya. Os rebeldes sinalizaram a formação de um governo de transição.

Mohammed Ghazi al-Jalali reuniu-se com o líder dos rebeldes, Abu Mohamed al-Golani, para discutir a criação de um governo que assegure serviços à população síria. O grupo anunciou a participação de Mohammed al-Bashir, ex-chefe de uma administração rebelde no noroeste da Síria, como possível candidato a líder do futuro governo.

Apesar da experiência limitada dos rebeldes na administração de territórios menores, al-Golani enfatizou durante a reunião que o “estado anterior não pode ser completamente ignorado”. O grupo expandiu serviços básicos, como água, comunicações e eletricidade, para Aleppo, após uma rápida intervenção.

A liderança militar dos rebeldes anunciou o controle de Damasco, capital da Síria, e esforços imediatos para restaurar a ordem e preencher o vácuo deixado pela queda do regime de Assad. Eles estão estabelecendo estabilidade e segurança nas instituições governamentais sob seu controle.

O novo governo sírio busca evitar os erros observados em outros países árabes durante mudanças de regime, como na Líbia e no Iraque. Enquanto os rebeldes controlam a maior parte do país, desafios como proteger minorias e restabelecer serviços essenciais como eletricidade e água surgem no horizonte.

A legitimidade internacional e o apoio ainda são incertos, com países como os EUA classificando o Hayat Tahrir al-Sham como organização terrorista. A Turquia emerge como um ator-chave, com laços históricos com o grupo rebelde. Governos árabes adotam postura cautelosa, visando evitar repetições das tragédias em outros países.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretora do Fed diz que Trump não tem autoridade para demiti-la e descarta renúncia

A diretora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cook, deixou claro nesta terça-feira (26) que não vai renunciar ao seu cargo, após o presidente...

Uma em cada quatro pessoas não tem a acesso seguro à água potável, alerta ONU

Mais de dois bilhões de pessoas ao redor do mundo ainda estão sem acesso a água potável de maneira segura, segundo um relatório...

Ministro da Defesa de Israel chama Lula de antissemita e ‘apoiador do Hamas’

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamando-o de antissemita e "apoiador...