Proposta que reduz ITBI de 3% para até 1% é aprovada na CLDF

Publicado:




O Projeto de Lei (PL) de número 1445, que trata da redução da alíquota do Imposto sobre a Transmissão “Inter Vivos” de Bens Imóveis (ITBI), foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta terça-feira (3/12).

De autoria do Poder Executivo e do deputado distrital Thiago Manzoni (PL), o PL estabelece a diminuição dos atuais 3% para 2% e, no caso de imóvel novo, o comprador pagará apenas 1% do valor do bem.

O ITBI era de 2% no DF até 2015, quando foi aumentado para 3% como parte do programa Pacto por Brasília. Em 2022, durante o governo Ibaneis, houve uma redução temporária para 1% no âmbito do programa Pró-Economia II.

Em 2019, o GDF apresentou à CLDF um projeto de lei para reduzir gradualmente o ITBI para 2%, porém, a proposta foi arquivada e não se tornou lei.

Devido à perda de arrecadação que resultaria da redução do imposto, a proposta precisou ser analisada pela Câmara Legislativa. Votaram contra a proposta os deputados Chico Vigilante (PT), Gabriel Magno (PT), Max Maciel (PSol), Fábio Felix (PSol) e Ricardo Vale (PT), enquanto 17 distritais aprovaram o projeto, que agora segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).


Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post da Nasa faz crescer interesse em região de Caldas Novas. Entenda

No dia 16 de junho, um post surpreendente da Nasa nas redes sociais acendeu a curiosidade de brasileiros e estrangeiros sobre a Serra...

Criticado por Zema, Eduardo reage: “Turminha da elite financeira”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não deixou por menos e respondeu com ironia às afirmações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema...

Com Bolsonaro sob pressão, Flávio cancela férias e volta ao Brasil

A tensão na política brasileira se intensificou, levando Flávio Bolsonaro a interromper suas férias na Europa e retornar ao Brasil. O senador decidiu...