A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) discutiu mais de 60 projetos em uma “força-tarefa” durante a penúltima sessão plenária deste ano, na terça-feira (17). A maioria das propostas analisadas inclui Projetos de Resolução relacionados à entrega de Comendas Dois de Julho e Títulos de Cidadão Baiano. Além disso, foram votadas mais de 10 matérias do governo do estado, incluindo o 1º turno da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Entre os destaques está a aprovação dos reajustes salariais dos professores das Universidades Estaduais, com aumentos escalonados até 1º de julho de 2026. Também foram aprovadas alterações na estrutura remuneratória dos cargos das carreiras de Analista Universitário e Técnico Universitário do Grupo Ocupacional Técnico-Específico das Universidades Estaduais.
Em relação às homenagens, o título de Cidadão Baiano para o capoeirista Mestre Curió foi aprovado por unanimidade. Os governadores de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União), também tiveram seus títulos aprovados, com votos contrários dos deputados do PT, PCdoB e PSOL.
Outras homenagens aprovadas foram:
- Comenda Dois de Julho
- Leonardo Goés, presidente da Embasa
- Joseph Bandeira, ex-deputado e ex-prefeito de Juazeiro
- Wilson Alves de Souza, desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia
- Joaquim Neto, prefeito de Alagoinhas
- Eduardo Sodré, secretário Estadual do Meio Ambiente
- Título de Cidadão Baiano
- Felipe Duarte, deputado estadual na AL-BA
- Paulo Gonet, procurador-geral da República
- Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal
- Alcione, cantora e compositora
- Henrique Mandetta, ex-deputado federal e ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro
- Juscelino Filho, atual ministro das Comunicações
- Sabino Filho, atual ministro do Turismo
Comentários Facebook