Sabe quais cidades não terão posse de prefeitos em 1º de janeiro e por quê? Algumas cidades brasileiras não terão a tradicional posse de prefeito devido a questões eleitorais em andamento nos tribunais eleitorais.
Pelo menos 18 cidades ainda não têm prefeitos declarados eleitos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maioria desses casos ocorre em São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Espírito Santo.
Após o segundo turno das eleições municipais de 2024, mais de 40 municípios aguardavam decisões judiciais, mas o número foi reduzido nos meses seguintes.
Em Goiana (PE), o prefeito Eduardo Honório entrou com recurso no STF para manter seu cargo após ter sua eleição anulada pelo TRE-PE. A justiça considerou que ele estava buscando um terceiro mandato, o que é proibido.
Enquanto isso, o presidente da Câmara dos Vereadores assume a gestão da cidade até que a situação seja resolvida. Uma nova eleição será organizada em 2025.
Algumas das cidades sem prefeito eleito são Bocaina (SP), Bonito De Minas (MG), Eldorado (SP), Guapé (MG), Guarujá (SP), Itaguaí (RJ), Mongaguá (SP), Natividade (RJ), Neves Paulista (SP), entre outras.
Comentários Facebook