O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou, nesta quarta-feira (11), que o prefeito de Esplanada, José Naudinho dos Santos Filho, tome medidas para coibir o nepotismo na administração municipal. A 1ª Câmara do TCM condenou o prefeito a demitir o secretário de Administração, Adailton Mendes de Souza, ou a esposa dele, Marly Batista Barros, que é assessora na Secretaria de Educação.
A decisão foi baseada em uma denúncia feita pelo vereador Boaventura dos Santos Filho, conhecido como Ventura (PSD), que apontou a prática de nepotismo na prefeitura. O TCM considerou que a nomeação da esposa do secretário para um cargo de confiança configura nepotismo, o que é proibido por lei.
Além das demissões, o TCM também determinou a rescisão de um contrato de aluguel de um imóvel que pertence ao filho do secretário, Danilo Barros de Souza. Durante a investigação, foi constatado que o valor do aluguel estava acima do praticado no mercado local, o que caracteriza favorecimento pessoal.
Comentários Facebook