Telefones superam geladeiras em lares pobres no Brasil, aponta IBGE

Publicado:



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados recentes mostrando que em lares de baixa renda no Brasil, a presença de telefones, celulares e fixos, supera a presença de geladeiras. Em 2023, 97,1% dos domicílios de população pobre possuíam pelo menos um telefone, enquanto 96,5% tinham uma geladeira. Já entre os extremamente pobres, os números foram de 94,2% para telefones e 92,9% para geladeiras. Quando consideramos a população em geral, 98,5% tinham geladeira, e 98,2% tinham telefone.

O IBGE destacou a importância do celular, que se tornou essencial para comunicação e até mesmo uma fonte de trabalho para pessoas de baixa renda. O acesso à internet também cresceu significativamente entre os extremamente pobres, passando de 34,7% em 2016 para 81,8% em 2023. Para a população pobre, houve um aumento de 50,7% para 88,7%. No total da população, o acesso à internet subiu de 68,6% para 92,9%, mostrando uma inclusão digital crescente.

O estudo também revelou dados sobre a posse de outros bens. Cerca de 27,6% da população possui motocicletas, 51,4% têm carros, 70,8% possuem máquinas de lavar e 41% têm microcomputadores. Entre os pobres, a posse de carros é de 24,5%, enquanto entre os extremamente pobres, cai para 16,3%. O IBGE ainda definiu as linhas de pobreza, estabelecendo que a linha de pobreza é de US$ 6,85 por dia e a de extrema pobreza é de US$ 2,15. Em um contexto mais amplo, a porcentagem de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza diminuiu de 31,6% em 2022 para 27,4% em 2023. A taxa de extrema pobreza também caiu, de 5,9% para 4,4% no mesmo período.


Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relatório da PEC que propõe fim da escala 6×1 deve ser apresentado em até 90 dias

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE), relator da subcomissão encarregada de examinar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a...

Banco Master é suspeito de inflar patrimônio com investimentos fraudulentos, diz CVM

Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou luz sobre práticas...

China processa Canadá na OMC por tarifas e cotas aplicadas a produtos de aço e alumínio

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou que a China entrou com um processo contra o Canadá por causa de tarifas e cotas...