O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), elogiou o trabalho da Polícia Civil e Militar, chamando-as de “excelentes”. Em coletiva na quarta-feira, 18, ele fez elogios às forças de segurança, mesmo após a prisão de membros da corporação por suspeita de ligação com o PCC.
Durante o balanço de sua gestão, Tarcísio destacou a qualidade dos profissionais da polícia. Ele comentou sobre um caso recente de violência policial em Paraisópolis e reforçou que desvios de conduta serão punidos. Após a prisão de policiais por envolvimento com o PCC, o governador ressaltou a intolerância com a corrupção na corporação e prometeu punições severas.
Nos últimos meses, houve aumento no número de policiais afastados por denúncias de violência em abordagens. Os dados indicam que houve 784 mortes em decorrência de intervenção policial de janeiro a dezembro, sendo 496 cometidas pela Polícia Militar. As investigações estão em andamento e a Secretaria de Segurança Pública tem se mostrado comprometida em coibir desvios de conduta.
Os registros apontam que, de janeiro a setembro, houve um aumento nas mortes causadas pela Polícia Militar, interrompendo uma queda que vinha sendo observada desde a implementação de câmeras corporais nos agentes. O ano de 2022 apresentou o menor número de óbitos desde 2001.
Comentários Facebook