Roque Saldanha foi preso novamente por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Esta é a segunda vez que ele é detido por determinação de Moraes.
Saldanha é investigado por planejar atos criminosos contra o Estado Democrático. Ele se apresenta como locutor, apresentador de rádio, TV, shows e eventos nas redes sociais, além de se auto intitular “a voz de trovão do Brasil”.
Natural de Carlos Chagas (MG), Saldanha foi candidato a deputado federal por Minas Gerais em 2022, pelo PSC, mas não foi eleito. Ele se declara homem de direita e membro da bancada da bala.
O processo no STF contra Saldanha indica que ele usava as redes sociais para convocar e incentivar “atos violentos e atentatórios ao Estado Democrático” e aos ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ele foi preso em janeiro de 2023 por incitações de golpe e violência. No final do mesmo mês, foi liberado sob condições, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de Governador Valadares (MG).
No entanto, ele rompeu a tornozeleira eletrônica e desafiou Moraes em um vídeo. “Não é homem”, disse sobre o ministro do STF na gravação, mandando Moraes “enfiar a tornozeleira no cu”.
Comentários Facebook