Três policiais militares foram presos em uma operação realizada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A ação está relacionada à investigação da morte de três jovens, inicialmente informadas como resistência armada. Dois dos agentes foram presos em Jequié, no Sudoeste, e um em Ilhéus, no Litoral Sul, sendo que dois deles estavam com drogas.
Além das prisões, dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Jequié, Ilhéus e Lafaiete Coutinho. Uma das operações, chamada “Anunciação”, investiga a morte de Joelson Macedo dos Santos Gomes, ocorrida em fevereiro de 2023. A operação “Faxina” tem como objetivo esclarecer a morte de Eric Pereira Maciel, ocorrida em janeiro de 2024. Já a operação “Choque de Ordem” continua a investigação da morte de Kailan Oliveira de Jesus, ocorrida em maio de 2023.
De acordo com o MP-BA, em todos os casos ocorridos em Jequié, as investigações apontam para suspeitas de homicídio, com invasões de residências, execuções de pessoas rendidas e até mesmo alterações posteriores às cenas dos crimes. As operações são conduzidas de forma integrada pelo MP-BA, através de grupos de Ação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e pela SSP, por meio da Corregedoria da Polícia Militar e da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force).
Segundo o Anuário de 2024 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Jequié lidera o “ranking nacional” de letalidade policial. Em 2023, a cidade registrou 74 mortes por intervenção policial, o que correspondeu a quase 55% do total, com uma taxa de 46,6 MDIPS para cada 100 mil habitantes.
Comentários Facebook