Tributária: CCJ do Senado retira armas e munições do imposto do pecado

Publicado:


Senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovaram, na noite desta quarta-feira (11/12), a retirada das armas e munições do Imposto Seletivo (IS), chamado de imposto do pecado. A deliberação ocorreu durante a votação do projeto de lei complementar (PLP) nº 68/2024, que regulamenta a reforma tributária.

Armas e munições foram incluídas no imposto do pecado pelo relator do texto no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM). A oposição é contra a medida. Foram 16 votos contrários à inclusão e dez favoráveis.

O Imposto Seletivo incidirá em produtos danosos à saúde ou ao meio ambiente, como bebidas alcóolicas, produtos fumígenos, bebidas açucaradas, bens minerais, entre outros.

O PLP 68/24 institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), conhecido como imposto do pecado.

Braga chegou a afirmar que tomou a decisão de tributar as armas por “convicção pessoal”.

“Não é possível que em um país onde a gente mata mais gente do que numa guerra por ano, por assassinato com arma de fogo, seja sensato a gente reduzir carga tributária [de armas]. Não sou a favor disso, não uso arma, não tenho arma, não tenho nenhuma aptidão para isso, acho que a questão de segurança precisa ser resolvida pelos aparatos de segurança do Estado e não por razões privadas ou particulares”, discursou Braga.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher trans é encontrada morta com mãos amarradas em Salvador

Na manhã de um sábado trágico em Salvador, a comunidade do Engenho Velho da Brotas foi diretamente impactada ao encontrar o corpo de...

CBF divulga suspensão de investigações contra presidente Samir Xaud por decisão da Justiça Eleitoral de Roraima

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trouxe uma nova reviravolta ao anunciar que as investigações contra seu presidente, Samir Xaud, foram suspensas por...

Casal armado assalta duas farmácias em bairros nobres de Salvador em menos de uma hora

Na noite de uma sexta-feira que deveria ser tranquila, um casal audacioso desafiou a segurança em Salvador ao assaltar duas farmácias em bairros...