O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu deter o que chamou de “loucura transgênero” em seu primeiro dia de segundo mandato. Ele afirmou que assinará ordens executivas para acabar com a mutilação genital infantil e excluir os transgêneros do Exército e das escolas de ensino fundamental e médio.
O pronunciamento foi feito durante o AmericaFest, uma conferência para jovens conservadores em Phoenix, Arizona. Trump também prometeu “manter homens fora do esporte feminino” e declarou que a política oficial do governo dos EUA será reconhecer apenas dois gêneros: masculino e feminino.
O presidente eleito prometeu uma “nova era” para os Estados Unidos com sua volta à Casa Branca, afirmando que irá encerrar o que chamou de “quatro longos e terríveis anos de fracasso, incompetência e decadência nacional”.
No mesmo dia, ao anunciar o novo embaixador dos EUA na Dinamarca, Trump comentou sobre a possibilidade de compra da Groenlândia, que é parte da Dinamarca e abriga uma base da Força Aérea dos EUA. Ele afirmou que os EUA consideram a propriedade e o controle da Groenlândia como uma necessidade absoluta para a segurança nacional e a liberdade global.
No entanto, a proposta de compra da região feita por Trump durante seu mandato anterior foi recusada pela Dinamarca e pelas autoridades da ilha. A primeira-ministra dinamarquesa qualificou a oferta como “absurda”. Atualmente, a Groenlândia possui o direito de declarar independência da Dinamarca, mas ainda não o fez.
Além disso, Trump também ameaçou retomar o controle dos EUA sobre o Canal do Panamá, alegando cobrança excessiva de taxas.
Comentários Facebook