Alemanha debate proibição de fogos após virada caótica

Publicado:



Alemanha discute proibição de fogos após celebração caótica

No dia seguinte aos festejos de Ano Novo, marcados por uma profusão de fogos de artifício pelas ruas, autoridades alemãs ponderam a proibição da prática atualmente permitida a qualquer cidadão.

O debate ganhou força devido ao uso de fogos para atacar pessoas e ao aumento do uso de explosivos potentes, como os Kugelbomben, que são de acesso restrito na Alemanha, mas foram amplamente utilizados por amadores nesta virada.

Embora a virada tenha sido tranquila na maior parte do país, em alguns locais, os serviços de emergência tiveram uma noite agitada, com cinco mortes, centenas de feridos e diversos imóveis incendiados e vidraças estilhaçadas.

Policiais e bombeiros também foram alvo dos fogos em algumas cidades, o que tem sido uma tendência nos últimos anos. Um policial de Berlim ficou gravemente ferido e teve que passar por cirurgia.

Os defensores da proibição argumentam que os fogos devem ser manuseados apenas por profissionais, evitando assim incidentes como os ocorridos durante a virada de Ano Novo.

Fogos ilegais usados por amadores

O debate sobre a proibição do uso de fogos por amadores é recorrente na Alemanha após o Ano Novo, mas encontra resistência de partes da sociedade que consideram a prática uma tradição. Alguns afirmam que o problema não são os fogos em si, mas sim o uso irresponsável feito deles.

Há também o argumento de que os danos foram causados por fogos ilegais contrabandeados do Leste Europeu, cuja venda para amadores na Alemanha já é proibida.

O governo federal propôs leis mais rígidas em relação aos explosivos, mas com o governo sem maioria no Parlamento e próximas eleições gerais, é improvável que a proposta seja aprovada em breve.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de Salvador mantém vetos do Executivo em plenário e encerra disputa sobre fiscalização de subsídios

Os vereadores de Salvador decidiram manter os vetos da prefeitura a partes dos Projetos de Lei 175/2024, 396/2025 e 340/2025. Essas propostas abordam...

Wassef afirma ser vítima de montagem com IA e perseguição em Atibaia

O advogado Frederick Wassef, conhecido por sua defesa da família Bolsonaro, está enfrentando um acirrado conflito em Atibaia, no interior de São Paulo....

Sidninho rebate oposição da Câmara de Salvador e defende veto a emendas sobre tarifa zero e passe livre

O vereador Sidninho (PP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Salvador, se...