Eleitores de Camaçari têm até dia 7 de janeiro para justificar ausência no 2º turno das eleições

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os eleitores de Camaçari que faltaram ao 2º turno das eleições têm até o dia 7 de janeiro para justificar a ausência e regularizar sua situação eleitoral. A cidade foi a única na Bahia a decidir a eleição em dois turnos.

A justificativa pode ser feita através de diferentes canais, como o aplicativo e-Título, o Autoatendimento Eleitoral ou pessoalmente no cartório eleitoral. A análise será feita pela autoridade judiciária da zona eleitoral do eleitor. Se aceita, a justificativa será registrada no histórico do título eleitoral. Caso seja rejeitada, o eleitor deverá pagar uma multa de R$ 3,51 por turno.

Para justificar, o eleitor pode usar o e-Título preenchendo os dados e anexando a documentação necessária para receber um protocolo de envio. Também é possível fazer a justificativa pelo site do TRE-BA, acessando o “Autoatendimento do Eleitor” e clicando em “Justificativa Eleitoral” no site www.tre-ba.jus.br. O procedimento também pode ser feito pessoalmente, no cartório eleitoral, com o Formulário de Justificativa Eleitoral preenchido e documentação comprobatória.

Aqueles que não votam ou justificam a ausência por três pleitos consecutivos correm o risco de ter o título cancelado, pagar multas e enfrentar restrições em diversos documentos e direitos, como obtenção de passaporte, matrícula em instituições públicas, posse em concursos públicos, entre outros.

Para os ausentes no primeiro turno, o prazo para justificar foi até 5 de dezembro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sérgio Nahas foi preso no mesmo local em que passou a lua de mel

O empresário Sérgio Nahas, 61 anos, foi preso na Praia do Forte, Bahia, no mesmo local onde passou a lua de mel com...

STF mantém decisão para ampla defesa de magistrados baianos em processo para suprimir vantagens remuneratórias; entenda

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, em decisão proferida na quinta-feira (15), seguimento a um recurso extraordinário do Estado da Bahia, mantendo o...

Somente dois parlamentares baianos fizeram postagens sobre os graves números do feminicídio no Brasil e na Bahia

O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) divulgou dados alarmantes sobre a violência contra a mulher em 2025. O Brasil registrou...