Brasil lidera os Brics sob o risco de guerra tarifária com Trump

Publicado:

O Brasil lidera os Brics enquanto enfrenta o risco de uma guerra tarifária com Donald Trump. A intenção do Brasil, neste mandato rotativo, é estabelecer uma moeda própria para os membros do bloco, visando substituir o dólar nas transações comerciais entre os países participantes.

Isso poderia facilitar o comércio entre os participantes, segundo defensores da ideia. No Brasil, o dólar teve altas significativas, encerrando o último ano acima de R$ 6. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a proposta não visa substituir as moedas dos países, mas sim trabalhar para que a ordem multipolar desejada se reflita no sistema financeiro global.

Apesar da administração de Joe Biden adotar uma postura de não rivalidade com o bloco, Trump já se opôs à ideia antes mesmo de reassumir a presidência dos Estados Unidos. Em novembro, Trump afirmou que os países do Brics enfrentariam tarifas de 100% caso buscassem se afastar do dólar.

A intimidação não parece ter mudado as prioridades do Brasil, que assumiu a liderança dos Brics e reiterou o foco em lançar uma moeda própria do grupo neste mandato. Além disso, os brasileiros têm como meta fortalecer os Brics como instituição e promover debates sobre a reforma da governança global.

Os Brics englobam Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com a recente adesão da Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com derrota, São Paulo segue sem vencer Palmeiras em casa desde 2017

O São Paulo sofreu uma nova derrota para o Palmeiras, perdendo por 3 a 2 neste domingo (5/10). Com esse resultado,...

Vídeo: Árbitro de Corinthians x Mirassol passa mal durante jogo em MG

Felipe Fernandes de Lima desmaiou durante a partida entre Brumadinho e Canto do Rio, válida pela 1ª divisão do Campeonato Regional de 2025....