STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo: O STF rejeitou a ação do PDT contra o aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central. O ministro Fachin argumentou que o Supremo não deve intervir em questões de política fiscal e monetária, ressaltando a competência do BC na definição das metas da política monetária.

O vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin, rejeitou a ação do PDT contra o aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central. O partido alegava que a definição da taxa de juros tem impacto na atividade econômica e no desenvolvimento nacional, pedindo ao STF que determinasse ao BC aprimorar o processo de definição da taxa. No entanto, Fachin considerou que o STF não deve interferir em questões de política fiscal e monetária, destacando a competência do BC estabelecida pela Lei Complementar 179/2021.

Para Fachin, questionamentos sobre os efeitos da taxa de juros nas políticas públicas devem ser direcionados a outros espaços, respeitando a atuação do BC definida pelo Congresso Nacional.

A decisão destaca a separação de competências e a autonomia do Banco Central na condução da política monetária, evitando a intervenção do STF em questões econômicas do país.

Conclusão: O STF rejeitou a ação do PDT, reforçando a competência do Banco Central na definição da política monetária.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exército se manifesta sobre morte de cabo em incêndio em quartel no DF

O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Planalto, lamenta o falecimento da cabo Maria de Lourdes Freire Matos, 25 anos, vítima...

Ex de Cauã Reymond participa de campanha pelo fim da violência contra a mulher e relata abuso: “Eu ia morrer”

Mariana Goldfarb, ex-mulher de Cauã Reymond, participou de uma campanha do Ministério Público do Rio de Janeiro...

“É irmão, terá meu apoio sempre”, diz Carlos Bolsonaro sobre Flávio

Indicação de Flávio Bolsonaro para 2026 é tema de comentários de Carlos Bolsonaro após honraria na Alesp Principais fatos: 1) Carlos Bolsonaro comentou a...