Audiência do MP sobre caso Claudia Leitte irá discutir medidas de proteção às religiões de matriz africana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A audiência pública convocada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) em decorrência do caso envolvendo a cantora Claudia Leitte e a polêmica retirada do nome de Yemanjá da música ‘Caranguejo’, irá abordar medidas de proteção às religiões de matriz africana e debater o racismo nesse contexto.

O evento, organizado pelo MP-BA através da Promotoria de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa e do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac), será realizado em 27 de janeiro, às 14h, com participação de mais de 10 representantes de diversas entidades e secretarias.

A audiência visa subsidiar a atuação do MP-BA em um inquérito civil que investiga a possível responsabilidade de Claudia Leitte por danos morais às religiões de matriz africana, devido à mudança na música e a substituição do termo “Yemanjá” por “Yeshua”.

A mobilização só foi possível após denúncia feita pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Idafro. Em entrevista ao Bahia Notícias em dezembro de 2024, o advogado Hédio Silva Júnior afirmou que levaria o caso adiante, visando garantir a proteção dos sentimentos religiosos afro-brasileiros.

Além das medidas de proteção às religiões de matriz africana, a audiência discutirá os impactos de práticas e discursos que possam violar o patrimônio cultural ligado às religiões afro-brasileiras, promovendo conscientização e valorização desse legado.

Claudia Leitte tem até o dia 29 de janeiro para se posicionar sobre o assunto, com o MP-BA também planejando ouvir os compositores da música “Caranguejo”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inema inicia investigação nas águas do Dique do Tororó após peixes aparecerem mortos nesta sexta

Moradores da região do Dique do Tororó e frequentadores próximos relataram nesta sexta-feira (19) o acúmulo de peixes mortos na água, acompanhado de...

Holandês foragido por tráfico é preso pela PF ao desembarcar no Rio

PF prende holandês de 53 anos, foragido por tráfico de drogas, no Galeão. Um homem holandês, de 53 anos, foi detido pela Polícia...

Vereador preso por suspeita de tráfico de drogas atuava na facção Bonde do Maluco desde 2020, afirma MP-BA

Vereador de Itabela é denunciado pelo MP-BA por tráfico de drogas e participação em facção criminosa O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou o...