Audiência do MP sobre caso Claudia Leitte irá discutir medidas de proteção às religiões de matriz africana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A audiência pública convocada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) em decorrência do caso envolvendo a cantora Claudia Leitte e a polêmica retirada do nome de Yemanjá da música ‘Caranguejo’, irá abordar medidas de proteção às religiões de matriz africana e debater o racismo nesse contexto.

O evento, organizado pelo MP-BA através da Promotoria de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa e do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac), será realizado em 27 de janeiro, às 14h, com participação de mais de 10 representantes de diversas entidades e secretarias.

A audiência visa subsidiar a atuação do MP-BA em um inquérito civil que investiga a possível responsabilidade de Claudia Leitte por danos morais às religiões de matriz africana, devido à mudança na música e a substituição do termo “Yemanjá” por “Yeshua”.

A mobilização só foi possível após denúncia feita pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Idafro. Em entrevista ao Bahia Notícias em dezembro de 2024, o advogado Hédio Silva Júnior afirmou que levaria o caso adiante, visando garantir a proteção dos sentimentos religiosos afro-brasileiros.

Além das medidas de proteção às religiões de matriz africana, a audiência discutirá os impactos de práticas e discursos que possam violar o patrimônio cultural ligado às religiões afro-brasileiras, promovendo conscientização e valorização desse legado.

Claudia Leitte tem até o dia 29 de janeiro para se posicionar sobre o assunto, com o MP-BA também planejando ouvir os compositores da música “Caranguejo”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ações na Justiça e ruído com evangélicos: o saldo do desfile pró-Lula

O desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou um saldo de quase uma dezena de...

TRT-BA devolve imóvel à União em Salvador; prédio pode ser compartilhado entre Sesab e Ministério Público

Um imóvel da União localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, com mais de 4,4 mil metros quadrados, foi formalmente devolvido pelo Tribunal Regional...

Após liberação da CNH, iranianas empinam motos em aulas de direção

Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images Entre cones e instrutores, mulheres iranianas foram fotografadas acelerando, equilibrando-se e, até mesmo, empinando motocicletas durante aulas práticas para...