Mais de 80 ONGs da França anunciam saída do X no dia da posse de Trump

Publicado:

Mais de 80 associações francesas, incluindo importantes organizações como a Liga dos Direitos Humanos, France Terre d’Asilo e Emmaüs France, anunciaram sua saída do X (antigo Twitter) em manifestação contra as políticas da plataforma sob Elon Musk. Consideram o X um sério risco para a liberdade de expressão.

Em comunicado, as 87 entidades atuantes nas áreas sociais, ambientais, de liberdades e da imprensa reconhecem a perda de um canal importante ao deixar a plataforma, mas destacam que o X representava inicialmente um espaço de expressão livre que se tornou uma séria ameaça, citando a promoção de conteúdos nocivos e a falta de moderação nos algoritmos.

Convidam aqueles preocupados com suas causas a abandonar o X em massa, mantendo a comunicação em plataformas alternativas como Bluesky e Mastodon.

Dia da posse de Trump

O movimento de abandono do X em 20 de janeiro, data da posse de Donald Trump, tem ganhado adesão de diferentes setores. Orgãos de saúde, imprensa e instituições culturais têm se unido à manifestação na França e na Europa, evidenciando preocupações com desvios antidemocráticos.

Elon Musk, em meio às críticas de disseminação de desinformação, defende uma visão radical da liberdade de expressão e se opõe a qualquer forma de censura.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motociclista fica gravemente ferido em colisão entre duas motos

Na noite deste sábado, 15 de novembro, um grave acidente envolvendo duas motocicletas deixou um motociclista ferido na Quadra 405, área especial do...

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de relações diplomáticas com visita de Lula ao país africano

Neste sábado, 15 de novembro, Brasil e Moçambique comemoram cinco décadas de relações diplomáticas. Essa parceria é...

Funcionário da Neoenergia sofre choque elétrico durante serviço no DF

Um funcionário da Neoenergia levou um choque elétrico enquanto realizava serviços no último sábado, em frente a um supermercado na avenida principal da...