OMS investiga surto de Marburg após 8 mortes na Tanzânia; vírus é da família do ebola e tem letalidade de 90%

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está investigando um possível surto do vírus Marburg na Tanzânia. O surto já resultou em cerca de 8 mortes na região de Kagera.

Até o momento, foram notificados cerca de 9 casos suspeitos, incluindo os 8 óbitos, nos distritos de Biharamulo e Muleba, com letalidade em torno de 89%.

Amostras foram coletadas e aguardam confirmação oficial. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre alta, dor nas costas, diarreia, vômito com sangue e hemorragias em estágios avançados da doença.

O risco na Tanzânia é considerado “alto” devido à elevada letalidade e origem desconhecida do surto, com profissionais de saúde entre os suspeitos. Globalmente, o risco é classificado como “baixo”.

O vírus Marburg, da família Filoviridae, é altamente letal, com mortalidade em torno de 88%, sem vacinas ou tratamentos específicos disponíveis. A transmissão ocorre por contato com fluidos corporais de infectados e materiais contaminados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investigado por tentativa de homicídio é preso em Biritinga

Um homem de 30 anos, investigado por tentativa de homicídio, foi preso na zona rural de Biritinga, na manhã de sexta-feira (20). ...

Vereador paga fiança de assessor preso por crime sexual no Carnaval

Reprodução/Redes sociais O vereador Dado Almeida (Solidariedade), de Entre Rios, no Litoral Norte da Bahia, pagou a fiança de James Derrian Ferreira de Almeida,...

Ex-modelo que já foi casado com Isabeli Fontana é preso por tráfico

Reprodução/Instagram Leia também ...