OMS investiga surto de Marburg após 8 mortes na Tanzânia; vírus é da família do ebola e tem letalidade de 90%

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está investigando um possível surto do vírus Marburg na Tanzânia. O surto já resultou em cerca de 8 mortes na região de Kagera.

Até o momento, foram notificados cerca de 9 casos suspeitos, incluindo os 8 óbitos, nos distritos de Biharamulo e Muleba, com letalidade em torno de 89%.

Amostras foram coletadas e aguardam confirmação oficial. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre alta, dor nas costas, diarreia, vômito com sangue e hemorragias em estágios avançados da doença.

O risco na Tanzânia é considerado “alto” devido à elevada letalidade e origem desconhecida do surto, com profissionais de saúde entre os suspeitos. Globalmente, o risco é classificado como “baixo”.

O vírus Marburg, da família Filoviridae, é altamente letal, com mortalidade em torno de 88%, sem vacinas ou tratamentos específicos disponíveis. A transmissão ocorre por contato com fluidos corporais de infectados e materiais contaminados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Natal de sangue: jovem é morto a tiros em churrasco na frente da mãe

Jovem de 23 anos é morto a tiros durante churrasco de Natal em Contagem; caso segue em apuração ...

Discussão por uso de touca termina com prisão por injúria racial em rodoviária de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas viveu mais um caso de injúria racial. Um homem de 52 anos foi preso em flagrante na tarde de 24...

Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai ao tentar embarcar para El Salvador com passaporte irregular

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso na madrugada desta sexta-feira no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, Paraguai,...