Diárias do STF: especialistas apontam privilégio a juízes em Brasília

Publicado:

Especialistas apontam privilégios a juízes em Brasília. Estudiosos do Poder Judiciário classificam como condenáveis o pagamento mensal de R$ 10,5 mil em diárias a juízes auxiliares do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também recebem auxílio para se mudarem para a capital federal.

Juízes do STF e do CNJ têm recebido diárias em acúmulo com auxílio-mudança - Metrópoles

O pagamento de um limite de 10 diárias de R$ 1 mil tem sido feito como uma espécie de “auxílio-moradia” turbinado a juízes que auxiliam a cúpula do Poder Judiciário. As regras para o benefício foram ampliadas em um julgamento virtual administrativo do STF e em uma decisão no CNJ liderada pelo ex-presidente dos dois órgãos, Dias Toffoli, em 2019.

Para Rafael Viegas, professor de Ciência Política da FGV, esse entendimento pode ser considerado um privilégio, comprometendo a transparência e a confiança na Justiça. A prática de emitir resoluções em julgamentos virtuais administrativos levanta preocupações sobre a falta de controle externo.

Para Bruno Carazza, doutor em Direito e autor do livro “O País dos Privilégios”, a concessão das diárias em conjunto com o auxílio para mudança revela práticas condenáveis. Ele aponta a expansão dos pagamentos extras como remuneração disfarçada de indenizações.

Esse caso ilustra uma situação generalizada de falta de disciplina nos pagamentos extras, evidenciando a necessidade de revisão e transparência nas práticas adotadas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Depoimento de Paulo Henrique, ex-presidente do BRB, é adiado na PF

O depoimento do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, na Polícia Federal foi adiado. Inicialmente marcado para as 14h de...

Red Bull se pronuncia após consultor acusar Antonelli de ajudar Norris

A Fórmula 1 se aproxima do final da temporada em meio a uma polêmica. Durante a penúltima volta do GP do Catar, realizado...

Câmara acelera PEC da Segurança e sabatina de Messias para o STF domina pauta do Senado

A primeira semana de dezembro no Congresso Nacional será agitada, com destaque para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) relacionada à Segurança...