O Sindicato Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do IBGE (ASSIBGE-SN) convocou uma reunião online para debater as recentes polêmicas envolvendo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A criação da fundação IBGE+ gerou um embate interno, colocando em conflito a presidência do órgão e os servidores. A reunião tem como objetivo discutir estratégias coletivas diante da situação atual do IBGE.
A conturbada relação entre a direção do IBGE e o sindicato se intensificou desde agosto de 2024, quando foi determinado o retorno parcial ao trabalho presencial. A justificativa da presidência para a criação da fundação é o reconhecimento do IBGE como Instituição de Ciência e Tecnologia, visando modernização e fortalecimento tecnológico.
O sindicato discorda, alegando falta de consulta técnica e risco de comprometimento da autonomia do órgão. Para os servidores, as recentes mudanças na Diretoria de Pesquisas demonstram que a situação vai além de meras discordâncias. A pressão pela aprovação da LOA e esclarecimentos sobre reajustes salariais também estão na pauta da reunião online.

Facebook Comments