1ª lei de Trump: Congresso autoriza deportação de acusados por crimes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo recém-empossado de Donald Trump nos Estados Unidos obteve apoio da maioria republicana no Congresso, aprovando uma lei que reflete a prioridade da nova gestão: a autorização para deportação de imigrantes ilegais acusados de crimes.

Principais acontecimentos:

  • Em cumprimento a uma de suas promessas de campanha, o presidente Donald Trump intensifica a abordagem aos imigrantes ilegais.
  • O Congresso dos EUA aprovou a lei Laken Riley, possibilitando a deportação de imigrantes ilegais acusados de crimes, mesmo sem julgamento.
  • Trump fechou a fronteira com o México e encerrou um aplicativo de cadastro de imigração, além de decretar emergência na fronteira Sul e enviar militares para a região.

A lei Laken Riley, prestes a ser sancionada por Trump, homenageia uma estudante morta em 2024 na Geórgia por um imigrante ilegal venezuelano, utilizada frequentemente por Trump em sua campanha presidencial.

A principal mudança desta lei é permitir a deportação de imigrantes ilegais durante o processo judicial, sem necessidade de julgamento prévio. A lei abrange acusações como homicídio, latrocínio, lesão corporal, roubo e furto.

Aprovada pelo Senado na segunda-feira, a lei passou pela Câmara na quarta-feira com 263 votos a favor e 156 contra.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Telefone de Vorcaro possui conversas dele com Toffoli e PF entregou material ao presidente do STF, afirma site

Apuração de Fábio Serapião e Daniela Lima para o site Uol aponta que a Polícia Federal teria encontrado, nos aparelhos de Daniel Vorcaro,...

Moraes nega flexibilização de horário para Flávio visitar Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta quarta-feira (11/2), o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para...

MPF instaura inquérito para investigar supostas ocupações irregulares e danos ambientais em Porto Seguro

O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil para apurar ocupações irregulares, construções sem licença, aberturas de acessos clandestinos e demarcação ilegal de lotes...