Autoridade de Proteção de Dados suspende coleta de íris

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Autoridade de Proteção de Dados suspende coleta de íris

A empresa multinacional Tools for Humanity – TFH está sendo obrigada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) a cessar “a oferta de criptomoeda ou qualquer outra recompensa financeira pela coleta de íris de titulares de dados no Brasil”. Essa medida administrativa vem após a ANPD ter iniciado uma fiscalização sobre o tratamento de dados biométricos da empresa, que foi fundada em 2019, com sedes em São Francisco, Califórnia, EUA, e Munique, Alemanha.

A TFH se descreve como uma “empresa de tecnologia que desenvolve projetos para humanos na era da inteligência artificial”. De acordo com a ANPD, a coleta de íris humanas seria utilizada na plataforma World ID para “verificar a identidade de um indivíduo como sendo um ser humano único e vivo”, proporcionando “maior segurança digital em um cenário de expansão das ferramentas de inteligência artificial”.

Segundo a avaliação da ANPD, a oferta de criptomoedas vai de encontro com a Lei Geral de Proteção de Dados, que determina que “o consentimento para o tratamento de dados pessoais sensíveis, como os biométricos, deve ser fornecido livre, informado, inequívoco e para finalidades específicas”.

Uma reportagem recente da Agência Brasil destaca o alerta de especialistas sobre os riscos desconhecidos ao escanear íris. Karen Borges, gerente adjunta da Assessoria Jurídica do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), adverte que “ainda não sabemos como essas informações serão utilizadas quando associadas a algoritmos avançados, para além da inteligência artificial (IA), podendo abrir portas para abusos, crimes e irregularidades”.

De acordo com a matéria, mais de um milhão de pessoas já baixaram o aplicativo no Brasil e mais de 400 mil permitiram o escaneamento de suas íris.

Fique por dentro das atualizações e recomendações de segurança em relação à privacidade de seus dados!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PGR defende progressão de regime do hacker Walter Delgatti Neto

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se favoravelmente à progressão de regime prisional de Walter Delgatti Neto, conhecido hacker de Araraquara (SP). Ele foi...

Casal é assaltado por ladrões em jet ski durante passeio de caiaque em SP

Um casal foi assaltado por criminosos em jet ski durante passeio de caiaque na Praia dos Milionários, em São Vicente, litoral de São...