São Paulo tem ruas e estação do Metrô alagadas após fortes chuvas 

Publicado:

São Paulo enfrenta problemas com alagamentos nas ruas e no Metrô após as intensas chuvas.

Logo Agência Brasil

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira (24). Carros foram encontrados presos em enchentes e um grande volume de água surgiu por volta das 16h, causando alagamentos na zona Norte, inclusive em uma estação da linha 2 do Metrô. Na zona Oeste, o conhecido Beco do Batman se transformou em um rio com forte correnteza e, entre as zonas Norte e Leste, vários pontos de alagamento foram relatados. No Shopping Center Norte, na zona Norte, parte do teto desabou, porém, até o momento, não foram registradas vítimas.

Notícias relacionadas:

  • Chuvas colocam São Paulo em estado de alerta para alagamentos.
  • Atropelador de ciclista é condenado a 13 anos de prisão em São Paulo.

Os bombeiros reportaram dois desabamentos na região metropolitana e atenderam a 20 chamados de alagamento. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE-SP) confirmou a existência de 10 alagamentos intransitáveis na cidade.

O estado de atenção foi mantido até as 17h35. Segundo o CGE, as fortes chuvas decorreram de áreas de instabilidade formadas pela brisa marítima, calor e alta umidade, impactando fortemente a cidade, principalmente nas zonas Norte e Leste. As precipitações diminuíram e não há previsão de tempestades nas próximas horas.

Foram registradas rajadas de vento intensas, atingindo 70,4 km/h na região do Aeroporto de Guarulhos, às 15h26. Na região da Vila Maria/Vila Guilherme, onde ocorreram alagamentos, foram registrados 104,4 mm de chuva. Na Vila Madalena, a precipitação foi de 90 mm.

Até o dia anterior, São Paulo acumulou uma média de 85,4 mm de chuva desde o início do ano. O sistema Saisp, que monitora os rios da região, registrou o extravasamento de oito veios nesta tarde.

Transporte

As linhas 10, 11 e 13 da CPTM estão operando parcialmente. A linha 12 – Safira, que atende a Zona Leste na região da várzea do rio Tietê, está paralisada desde as 16h.

As linhas 1 e 2 do Metrô foram afetadas, com a Estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna apresentando áreas alagadas. O Metrô enfrenta problemas no trecho entre essa estação e Tucuruvi.

Até o momento, os aeroportos não reportaram impactos significativos.

Mensagens

Por volta das 15h, a Defesa Civil emitiu um alerta via mensagem para praticamente todos os celulares conectados à rede 5G na cidade. Foi o primeiro alerta “severo” via cellboradcast na capital e o 19º no estado de São Paulo. O alerta dizia: “Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro.” A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regula esse tipo de mensagem, sendo divido em dois tipos: extremo e severo. A gravidade é determinada pela Defesa Civil para notificar todos os celulares com cobertura 4G ou 5G da região, mesmo que silenciados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Laudo aponta causa da morte de influenciadora conhecida como ‘Barbie humana’

A influenciadora digital Bárbara Jankavski Marquez, de 31 anos, popularmente chamada de Barbie humana, faleceu em decorrência de intoxicação por substância química. A...

Última Superlua de 2025 poderá ser vista no Brasil nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 4, os moradores terão a chance de observar a última Superlua de 2025. Esse fenômeno acontece quando a Lua Cheia...

Mulher e 4 filhos morrem em incêndio no Recife

Uma mulher e seus quatro filhos perderam a vida em um incêndio devastador no Recife, em Pernambuco, no último sábado. O pai das...