Síndrome respiratória grave segue em queda nas últimas seis semanas

Publicado:

O mais recente boletim do InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (23), traz uma excelente notícia: a redução significativa nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em todo o país nas últimas seis semanas. No entanto, o relatório destaca um aumento preocupante da doença em nove estados brasileiros: Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

De acordo com os dados atualizados da semana epidemiológica entre 12 e 18 de janeiro, a incidência semanal média de SRAG causada pela covid-19 tem impactado mais severamente crianças pequenas e idosos, com índices mais elevados de mortalidade na população acima de 65 anos.

Notícias relacionadas:

  • InfoGripe aponta queda nos casos de SRAG no país.
  • Prorrogação da vacinação contra gripe até 31 de janeiro na Região Norte.
  • Indicativos de queda da SRAG na maioria das regiões do país, segundo InfoGripe.

A pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, alerta para o crescimento dos casos de covid-19 não apenas em idosos, mas também em jovens e adultos nos estados do Norte e Nordeste, como Amazonas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O boletim InfoGripe registrou aumento de casos de SRAG possivelmente relacionados à covid-19 no Maranhão, em Rondônia e no Tocantins. Porém, ainda não há dados laboratoriais suficientes nessas localidades para confirmar essa associação. Em contrapartida, os casos de SRAG ligados à covid-19 estão em declínio no Ceará. Já no Acre, Alagoas, Pernambuco, Piauí e Roraima, a situação é instável, exigindo atenção devido ao aumento de casos no Norte e Nordeste. Quatro capitais, João Pessoa, Teresina, Manaus e Porto Velho, apresentam indicadores de crescimento.

Tatiana Portella reforça a importância do uso de máscaras faciais, principalmente em locais com aumento de casos, especialmente em ambientes fechados com aglomeração de pessoas e nos postos de saúde. A pesquisadora também ressalta a necessidade de manter a vacinação em dia e orienta que, ao surgirem sintomas de síndrome gripal, as pessoas permaneçam em casa, em isolamento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu banir duas substâncias presentes em produtos para unhas em gel que precisam ser expostos à...

Questão central do câncer é prevenir casos, diz ex-ministro Temporão

O ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acredita que o enfrentamento do câncer no Brasil e globalmente vai muito além do diagnóstico e...

Governo lança fórum para fortalecer políticas de saúde da mulher

O lançamento do Fórum de Mulheres na Saúde ocorreu nesta terça-feira (28), em Brasília, com a presença do ministro da Saúde,...