Síndrome respiratória grave segue em queda nas últimas seis semanas

Publicado:

O mais recente boletim do InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (23), traz uma excelente notícia: a redução significativa nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em todo o país nas últimas seis semanas. No entanto, o relatório destaca um aumento preocupante da doença em nove estados brasileiros: Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

De acordo com os dados atualizados da semana epidemiológica entre 12 e 18 de janeiro, a incidência semanal média de SRAG causada pela covid-19 tem impactado mais severamente crianças pequenas e idosos, com índices mais elevados de mortalidade na população acima de 65 anos.

Notícias relacionadas:

  • InfoGripe aponta queda nos casos de SRAG no país.
  • Prorrogação da vacinação contra gripe até 31 de janeiro na Região Norte.
  • Indicativos de queda da SRAG na maioria das regiões do país, segundo InfoGripe.

A pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, alerta para o crescimento dos casos de covid-19 não apenas em idosos, mas também em jovens e adultos nos estados do Norte e Nordeste, como Amazonas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O boletim InfoGripe registrou aumento de casos de SRAG possivelmente relacionados à covid-19 no Maranhão, em Rondônia e no Tocantins. Porém, ainda não há dados laboratoriais suficientes nessas localidades para confirmar essa associação. Em contrapartida, os casos de SRAG ligados à covid-19 estão em declínio no Ceará. Já no Acre, Alagoas, Pernambuco, Piauí e Roraima, a situação é instável, exigindo atenção devido ao aumento de casos no Norte e Nordeste. Quatro capitais, João Pessoa, Teresina, Manaus e Porto Velho, apresentam indicadores de crescimento.

Tatiana Portella reforça a importância do uso de máscaras faciais, principalmente em locais com aumento de casos, especialmente em ambientes fechados com aglomeração de pessoas e nos postos de saúde. A pesquisadora também ressalta a necessidade de manter a vacinação em dia e orienta que, ao surgirem sintomas de síndrome gripal, as pessoas permaneçam em casa, em isolamento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...