Acordo encerra disputa que afastou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Publicado:

53025497125 a3b3c48a60 k

Um acordo firmado entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ex-dirigentes, protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (24), reconhece a legalidade da eleição para a presidência da entidade. Com isso, Ednaldo Rodrigues será mantido no cargo definitivamente, encerrando assim uma prolongada disputa que questionava a legitimidade do dirigente. Antes da eleição de Ednaldo em março de 2022, o Ministério Público do Rio de Janeiro havia questionado alterações nas regras internas da CBF. Após a eleição de Ednaldo, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi estabelecido entre a entidade e a Procuradoria, a fim de garantir estabilidade ao pleito.

Em dezembro de 2023, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro declarou a legalidade do TAC e anulou as assembleias da CBF que modificavam o formato da eleição em vigor quando Ednaldo foi eleito. Isso resultou no afastamento do presidente, causando preocupação na Conmebol e na Fifa, que chegaram a indicar um interventor. O STF deveria retomar em 14 de março o julgamento que definiria o futuro de Ednaldo Rodrigues na CBF, conforme previsão do gabinete do ministro Flavio Dino, que pediu vistas dos autos em outubro. A corte analisaria se a liminar que reconduziu o dirigente ao comando da entidade seria mantida ou revogada.

Uma decisão de Gilmar Mendes, o único a votar antes da suspensão do julgamento, manteve o mandato de Ednaldo, defendendo que o STF deve proibir a intervenção estatal em assuntos internos das entidades esportivas, exceto em casos que violem a Constituição ou a legislação. A política nos bastidores da CBF se mantém em movimento, com a recente aprovação de uma alteração estatutária, permitindo aos presidentes da confederação se reelegerem por até três mandatos consecutivos, diferentemente da regra anterior que permitia apenas dois mandatos seguidos, com uma reeleição.

Na próxima eleição, ao contrário de 2017, quando Ednaldo concorreu sem adversários, Ronaldo Fenômeno se candidatará. O ex-jogador já está articulando apoios, incluindo a escolha de Mauro Silva, tetracampeão, como um de seus vice-presidentes.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Matheus Lopes

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Everton Ribeiro ressalta força do elenco do Bahia: “Tem que estar preparado para vencer”

O Bahia conquistou uma vitória importante contra o RB Bragantino por...

De virada é mais gostoso! Bahia vira nos acréscimos e vence o RB Bragantino pelo Brasileirão

Bahia e RB Bragantino se enfrentaram na tarde deste domingo (2) na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em jogo da 31ª rodada...

Brasil tem 358 mil pessoas em situação de rua, aponta observatório

Um levantamento realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua (OBPopRua) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)...