Avião da FAB com brasileiros deportados parte de Manaus para Confins

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) transportando os primeiros deportados dos Estados Unidos da era Trump, que desembarcaram na última sexta-feira, decolou do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), às 16h40 deste sábado (25/1) com destino ao Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Os brasileiros foram embarcados na aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT – Esquadrão Corsário).

Os destaques desta ação são:

  • A aeronave estava programada para pousar na noite de sexta-feira (24/1) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG).
  • O avião precisou fazer escala em Manaus para abastecimento. Durante a parada, a tripulação identificou problemas técnicos, resultando no cancelamento do voo seguinte.
  • Sob ordens do presidente Lula, os deportados brasileiros foram libertados das algemas inicialmente colocadas pelos americanos e seguiram viagem em um avião da FAB com destino ao Aeroporto de Confins.
  • Entre os 158 passageiros de diversas nacionalidades, 88 são brasileiros, conforme informações de fontes do Itamaraty ao Metrópoles. Quatro estrangeiros já teriam deixado o grupo em solo brasileiro.
  • Os deportados deste primeiro voo não foram detidos durante a administração de Trump. Eles foram retirados das ruas ainda sob a gestão do ex-presidente Joe Biden.
  • Voos com brasileiros deportados dos EUA ocorrem desde 2017, na gestão de Temer, com frequência mensal, sempre às sextas-feiras.

O Governo Brasileiro, informado pela Polícia Federal de que os brasileiros deportados dos EUA desembarcaram algemados na sexta-feira (24/1), considerou essa ação como uma clara violação dos direitos fundamentais dos cidadãos. Ao chegarem em Manaus, foram libertados e tiveram acesso a alimentação e instalações sanitárias.

Se o segundo voo até Minas Gerais estivesse sob responsabilidade dos americanos, os deportados teriam continuado algemados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que um avião da FAB fosse utilizado para essa jornada, garantindo a liberdade dos brasileiros.

Os deportados estavam detidos nos EUA desde a gestão de Joe Biden, porém foram repatriados ao Brasil no primeiro voo desse tipo durante o governo de Donald Trump, que intensificou o combate à imigração ilegal. Outro voo semelhante ocorreu no último dia 10, ainda sob a administração de Biden, com 100 pessoas a bordo. Voos com deportados dos EUA têm sido recorrentes desde a gestão de Michel Temer (MDB).

Confira as imagens abaixo:

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Médica vascular diz se vinho faz bem ou mal para a saúde das artérias

Os vasos sanguíneos que saem do coração, as artérias, transportam oxigênio e nutrientes que permitem o funcionamento das células. Quando ficam entupidos, o...

Morre Adriano Gomes de Lima, nadador nove vezes medalhista paralímpico

Adriano Gomes de Lima, ex-atleta de natação, morreu neste sábado (7/2), aos 52 anos. Ele foi nove vezes medalhista nos Jogos Paralímpicos. Se você tem...

Mulher morre e ao menos 2 alunos de natação são hospitalizados em SP

Juliana Faustino Bassetto, 27 anos, sofreu uma parada cardíaca após nadar na piscina de uma academia. O marido de Juliana e um outro aluno...