Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno oferece serviços gratuitos para a população

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno é um importante ponto de apoio para a população LGBT+ em Salvador. Oferecendo uma variedade de serviços gratuitos, a instituição realizou 875 atendimentos ao longo do ano de 2024. Entre os serviços mais procurados estão a troca de nome, atualização do Cadastro Único para Programas Sociais, atendimentos sociais e jurídicos.

No intuito de melhor compreender e atender às necessidades da comunidade, o centro passou a coletar informações sobre a autodeclaração racial dos atendidos. Descobriu-se que, em média, 80% das pessoas assistidas se identificam como pretas ou pardas. Além disso, o espaço acolhe estudantes universitários em seus trabalhos de conclusão de curso e policiais em formação, visando a garantia de um atendimento que respeite as diversidades.

O coordenador de Políticas e Promoção da Cidadania LGBT+, Marcelo Cerqueira, destaca a importância do centro na oferta de serviços muitas vezes desconhecidos pela população LGBT+, como orientação jurídica e suporte em diversas questões. Desde sua fundação em 2016, este espaço tem acompanhado as mudanças na legislação e na sociedade, renovando-se a cada ano para se adaptar às novas demandas da comunidade.

Uma ação especial realizada em parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) é o Cadastro Único Itinerante, que oferece atendimentos mais humanizados e direcionados para a comunidade LGBT+ em meses específicos. O centro está localizado na Av. Oceânica, Nº 3.731, no Rio Vermelho, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, acolhendo a comunidade LGBTQ+ com serviços gratuitos de apoio social, orientação e encaminhamentos.

O nome Vida Bruno é uma homenagem ao ativista LGBT que foi um dos idealizadores do centro e coordenou suas atividades desde o início. Vida Bruno foi um defensor incansável dos direitos humanos e das políticas públicas para a comunidade LGBT+ em Salvador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil realiza operação contra venda ilegal de camarotes no MorumBis

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira uma operação contra a venda ilegal de camarotes no MorumBis, estádio do São Paulo Futebol Clube. A...

Promotora baiana relata assédio e violência racial enquanto corria na orla de Salvador: “Você é preta e não quer elogio?”

Em relato divulgado pelas redes sociais nesta terça-feira (20), a promotora de justiça da Bahia, Lívia Sant’Anna Vaz, descreveu um episódio de assédio...

A camisa do seu time está nesta lista de lendas?

Este mergulho pela memória do Brasileirão revela quatro mantos que vão além do jogo: camisas que se tornaram símbolos da época, com patrocínios...