Deportados dos EUA chegaram algemados a Manaus e foram soltos pela PF

Publicado:

Brasileiros Deportados Chegam Algemados a Manaus e São Liberados pela Polícia Federal

A Polícia Federal informou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que os brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram a viajar algemados. Ao desembarcarem em Manaus, no último dia 24 de janeiro, eles foram soltos pela Polícia Federal brasileira, que garantiu acesso a comida e banheiros.

Os Detalhes Importantes

  • Os brasileiros deportados no primeiro voo da era Trump chegaram a Manaus algemados, porém, foram liberados por policiais federais brasileiros, seguindo ordens do governo federal.
  • Sob a orientação do ministro Lewandowski, a PF removeu as algemas assim que os deportados desembarcaram no Brasil.
  • Inicialmente programado para pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o avião precisou aterrissar em Manaus para abastecimento. Problemas técnicos cancelaram o voo subsequente.
  • Por determinação do presidente Lula, a Força Aérea Brasileira (FAB) será responsável por transportar os deportados do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, para o Aeroporto de Confins.
  • Dos 158 passageiros de diversas nacionalidades, 88 são brasileiros, conforme informações de fontes do Itamaraty ao Metrópoles. Quatro deles já deixaram o grupo em território brasileiro.

O Ministério da Justiça considerou que houve um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”. O órgão assegurou que está trabalhando para concluir a viagem dos deportados com “dignidade e segurança”.

Os deportados desse primeiro voo não foram detidos durante a administração Trump, sendo retirados das ruas ainda sob a gestão do ex-presidente Joe Biden. Outro voo com deportados dos EUA pousou no Brasil no dia 10, também na gestão Biden, com 100 pessoas a bordo.

Lewandowski relatou os eventos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou o voo da FAB para Belo Horizonte.

A Polícia Federal afirmou que impediu que os deportados fossem mais uma vez detidos pelas autoridades americanas. Os passageiros foram recebidos, alimentados, acomodados em área restrita do aeroporto e tiveram acesso a banheiros com chuveiros.

Durante a viagem para Confins, os deportados serão acompanhados e protegidos por militares da FAB e policiais federais.

Chegada do Voo dos EUA

A aeronave com os primeiros deportados dos Estados Unidos na era Trump chegou ao Brasil em Manaus, no dia 24 de janeiro. O avião partirá da Base Aérea de Brasília com destino a Manaus para buscar os brasileiros deportados, previsto para chegar às 14h30.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manchester City x Dortmund: onde assistir ao jogo da Champions League

Nesta quarta-feira, 5 de novembro, o Manchester City recebe o Borussia Dortmund pela 4ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League....

Presidente do México sofre assédio sexual em meio a apoiadores; vídeo

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi vítima de assédio sexual enquanto cumprimentava apoiadores no centro da cidade, na terça-feira (4/11). O incidente...

Motorista de app atacado com canivete no DF recebe alta da UTI

Elias Alves dos Santos Filho, motorista de aplicativo, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Ceilândia na última...